Projeto: Bichinho Viajante

Escola Estadual “Custódio Martins da Silva”
Urucânia – Minas Gerais - Brasil

Time de Meta : Ana Paula, Leide, Lourdes Leal, Margareth, Maria das Graças.

Diretora: Marisa de Souza Abduani
Coordenador Pedagógico: Guiomar Aparecida Luna Lima

DESCRIÇÃO:

O projeto “ Bichinho Viajante” é uma proposta de incentivo e orientação à leitura, visando tanto ao desenvolvimento do gosto pela leitura como à formação de leitores.
O projeto parte do princípio de que:
• Difundir o hábito de leitura é benefício aos alunos e familiares por propiciar a convivência em ambiente letrado.
• Mediar o contato dos alunos com os mais diferentes gêneros discursivos, favorecer o gosto pela leitura, além de ampliar a compreensão de mundo.
• Garantir o sucesso ao longo de toda a trajetória escolar.
• Desenvolver um trabalho interdisciplinar através da leitura.

O Bichinho Viajante consiste em um projeto que irá estimular o contato do aluno e família com os livros, de forma interessante e agradável.
O contato dos alunos com livros só se dá na escola, devido à falta de livros em casa, por razões econômicas e sociais. Para a realização desse projeto, faz-se necessário ampliar o acervo da escola. A deficiência em leitura tem se constituído no resultado mais visível do fracasso escolar.

OBJETIVOS:
• Fomentar uma cultura de valorização da leitura;
• Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
• Formar leitores críticos e conscientes;
• Estreitar os laços familiares.

RESULTADOS ESPERADOS:

• Desenvolvimento do gosto pela leitura;
• Impacto na melhoria das capacidades de leitura, escrita e expressão oral dos alunos;
• Ampliação do grau de letramento dos alunos.

DESENVOLVIMENTO:

A professora irá comprar um Bichinho de pelúcia. Em seguida, apresentará o Bichinho à turma em que atua e juntos escolherão um nome para ele. O aluno vai hospedar o Bichinho em sua casa, por três dias. Ele levará uma bolsa com seus pertences: um diário, um livro de literatura, uma revistinha pedagógica, um CD, um DVD, um quebracabeça, atividades de leitura e escrita relacionadas ao livro lido e uma ficha de avaliação que será preenchida pelos pais. Os registros serão feitos no diário do bichinho, que contemplará as atividades de todos os alunos.
Ao retornar com o Bichinho, o aluno é convidado a socializar suas atividades com os colegas, apresentando a ilustração do livro lido, fazendo um reconto oral.
A professora avalia as atividades realizadas pelo aluno, através de uma estrelinha nas cores verde (Estou Muito Bom), amarelo (Estou Melhorando) e vermelho (Preciso Melhorar). Essa avaliação é anexada em uma tabela, exposta na sala de aula, incentivando os alunos a participarem ativamente da atividade.
Ao final do processo os dados registrados se transformam em gráficos de resultados, que são afixados no painel de desempenho da escola e também no portfólio do aluno
O ALUNO DEVERÁ:

• 1- Envolver o Bichinho nas suas atividades diárias. (assistir TV, brincar, estudar, lanchar, passear...)
• 2- Registrar os acontecimentos mais importantes desse dia, no diário.
• 3- Cuidar do Bichinho com carinho. Os coleguinhas também irão levá-lo
para casa.
• 4- Devolver no dia agendado o Bichinho e a mala com as atividades.

PROCESSO:

1 -Escolher o nome do Bichinho;

2 -Mandar carta para os alunos e pais;
3 -Fazer um cronograma da visita do Bichinho à casa do aluno;
4 -Enviar o Bichinho com sua bolsa, e as atividades relacionadas, obedecendo ao cronograma;
5 -Montar murais com as atividades realizadas pelos alunos;
6 -Selecionar livros quanto ao interesse e faixa etária do aluno;
7 -Criar oportunidades para que o aluno expresse seus sentimentos com relação à leitura.
8-Construir um livrinho com os relatos dos alunos;
9- Avaliar e fazer ajustes.


MODELO DA CARTINHA ENVIADA AOS PAIS:

ESCOLA ESTADUAL “CUSTÓDIO MARTINS DA SILVA”

URUCÂNIA- MINAS GERAIS


Urucânia, _____de____________de 2009

Papai e mamãe,

Durante esse semestre vamos trabalhar com o Projeto de leitura “Bichinho Viajante”.
Ele irá visitar a sua casa de acordo com o cronograma. Junto com ele vai uma bolsa com algumas atividades que seu (a) filho (a) irá realizar em função do projeto.
O objetivo desse projeto é incentivar o gosto pela leitura, formando leitores críticos e conscientes, contribuindo para um melhor rendimento escolar.
Participe das atividades que seu filho (a) irá realizar, assim você estará contribuindo com o crescimento intelectual dele, além de estreitar os laços familiares.
O Bichinho irá passar três dias em sua casa, tendo que retornar no dia agendado, para que outro aluno possa levá-lo.
Contamos com a sua colaboração.
Ajude o seu (a) filho a cuidar bem do Bichinho.
Observação: Caso queira ilustrar as atividades de seu (a) filho (a) com o Bichinho, tire fotos e envie para a escola, para montarmos um mural.

Abraços.

Direção, especialista de educação e professora.

ATIVIDADES QUE IRÃO NA BOLSA:

1- Diário da turma - Um caderno onde todos os alunos irão realizar suas atividades;
2- Desenho livre sobre a parte que mais gostou do livro que leu;
3- Papéis coloridos para recortes e dobraduras;
4- Reconto da história (escrito) e oral;
5- Avaliação dos pais com relação à leitura dos filhos;
6- Atividades diversificadas (cruzadinha, caçapalavras, quebracabeça...)
7- Pesquisa sobre o bicho (lugar onde vive, alimentação, origem, cuidados que se deve ter com ele, classificação...)
8- Ficha de informações sobre o bicho;
9- Situações problema que envolva o bichinho.

ACOMPANHARÁ ESTA BOLSA:

* 2 gibis da turma da Mônica
* 2 livrinhos de histórias
* 1 revista recreio
* 1 cd ou dvd de historinhas
* 1 revistinha de jogos matemáticos
* 1 folha colorida e 1 branca
* 1 ou 2 bichinhos de pelúcia

REGRAS PARA O USO DA BOLSA DO BICHINHO VIAJANTE:

1- Poderá fazer um jogo matemático.

2- Poderá ler todos os materiais.

3- Escolher uma história para fazer o reconto escrito.

4- Na folha branca você deverá fazer uma ilustração bem bonita para afixar na sala como comprovante da sua leitura.

5- A folha colorida é para criar um personagem (recortando, dobrando...).

6- Preparar uma das histórias para contar para todos.

CRONOGRAMA

Dias da visita Nomes dos alunos


Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Escola Estadual “Custódio Martins da Silva”
Urucânia- Minas Gerais


ATIVIDADES

DADOS PESSOAIS

NOME COMPLETO............................................................

IDADE....................................................................

DATA DE NASCIMENTO......................................................

NOME DA MÃE..............................................................

NOME DO PAI..............................................................

DADOS SOBRE O LIVRO

NOME.....................................................................

AUTOR....................................................................

ILUSTRADOR...............................................................

NOME DOS DESENHOS QUE APARECEM NA CAPA:
.........................................................................

Número de páginas: ......................................................

NÚMERO DE FOLHAS.........................................................


DADOS SOBRE A HITÓRIA

1- ONDE SE PASSA O ENREDO DA HITÓRIA?
...........................................................................

...........................................................................

2- QUAIS SÃO AS PERSONAGENS?
...........................................................................

...........................................................................

3- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA PERSONAGEM?
...........................................................................

...........................................................................

4- QUAL FOI A PARTE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU? POR QUÊ? ILUSTRAR.
...........................................................................

...........................................................................

QUE OUTRO TÍTULO VOCÊ PODERÁ DAR À HISTÓRIA?
...........................................................................

...........................................................................

6- DÊ OUTRO FINAL PARA A HISTÓRIA.
...........................................................................

...........................................................................


FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO BEM BONITA DO LIVRO QUE LEU.



8- FAÇA UM ACRÓSTICO COM O NOME DO LIVRO, CONTANDO UM POUCO DA HISTÓRIA QUE LEU.

( Escreva o nome do livro na coluna central)



NÃO SE ESQUEÇA DE ILUSTRAR.


9-RELATE AQUI SEU DIA COM O BICHINHO:


..............................................................................................................................................................................................................................................................


FICHA QUE ACOMPANHARÁ A BOLSA DO “BICHINHO VIAJANTE”


DADOS SOBRE O LIVRO

TÍTULO....................................................................

AUTOR....................................................................


RECONTO DO LIVRINHO QUE LEU E ILUSTRAÇÃO.
Entrevista com os pais

1- Como o Bichinho foi recebido em sua casa?
.......................................................................
.......................................................................

2- Qual foi a satisfação do seu filho(a) ao estar com o Bichinho?

.......................................................................
.......................................................................

3- Qual foi o nível da sua participação nas atividades propostas no projeto?
.......................................................................
.......................................................................


4- Você acha válido para a aprendizagem de seu filho(a) as atividades realizadas? Tem outra sugestão?
.......................................................................
.......................................................................

5- Que nota você daria ao Projeto?

Muito bom Bom Precisa Melhorar




Avalie seu filho(a) colorindo a tabela


Estou
Muito bom


Estou Melhorando
Preciso
Melhorar


Demonstrou interesse


Leu a história com atenção

Comportou-se adequadamente para ouvir

Foi organizado e caprichoso com os materiais

Gostou de levar o Bichinho para casa.

Devolveu o material emprestado.

Culminância:

Festa de despedida do “BICHINHO VIAJANTE”

A festa de culminância do projeto será realizada na escola, com a participação dos alunos, pais e comunidade.
A professora, junto com seus alunos, irá preparar doces e bolos para serem servidos no dia. Na preparação das receitas trazidas pelos alunos, será explorado a identificação do gênero textual e sua finalidade, medidas padronizadas e não padronizadas, situações- problema, pesquisa de preços, análise do rótulo (data de fabricação, validade, código de barra, composição,etc).
Os alunos farão a leitura dos textos produzidos por eles para os presentes e a professora pedirá a alguns pais para tecerem comentários incentivadores a eles.
Os alunos que participaram do projeto entregarão cartinhas a outros colegas de outras turmas com o objetivo de fazer com que este trabalho se estenda a todos.

Paródia: Bichinho Viajante

Veja o viajante
Querendo entrar
Em toda casa que ele puder
Só pra te ver
Olhar pra ti
E percebi sua importância para mim

Eu preciso de ti, livro
Eu preciso aprender a ler
Sou pequeno demais
É quem o melhor me faz
E todo mundo tem que seguir...

Entra na minha casa
Entra na minha vida
Me apresenta seus amigos
Me ensina leitura e escrita
Assim que aprender vou ensinar
Você é a melhor saída
Como ensinou Bila Bilu
E o Tico de Orelhas Caídas.

Cartão de agradecimento aos visitantes:

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”
Paulo Freire

A Escola Estadual “Custódio Martins da Silva “agradece a sua visita.

Setembro/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário